Casar na praia é o sonho de muitos casais, pois a praia além de ser um lugar onde todo mundo ama passear, viajar, tomar sol, e ter aquele clima de férias é também o lugar onde entramos em contato com a natureza. Um lugar para beber água de coco, tomar sorvete, coquetel, uma caipirinha e por ai vai.
O casamento na praia é muito versátil pois ele pode ter um clima luxuoso e ao mesmo tempo simples, decorações ao estilo ambiente com conchas, esteiras, cadeiras e bancos, paletes com estofados para se sentar, e as ideias podem ser muitas. Porém é preciso ter cuidado com alguns detalhes e para te ajudar vou colocar aqui algumas dicas sobre como organizar um casamento na praia.
*Antes de começar é preciso lembrar que a maioria das praias são publicas. Claro que tem as praias reservadas, particulares e enfim, saber escolher em qual casar já é um começo. Mesmo por que dependendo do local escolhido você terá alguns expectadores que não foram convidados e imagina só durante a linda cerimonia aparecer varias pessoas de "sunga", "biquíni", e outros vestimentos que não condizem com o que está acontecendo, VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR NISSO?
Bom, nós somos fotógrafos, então as dicas que irei citar aqui serão voltadas para a nossa visão profissional e experiência do que vemos nos bastidores de um casamento e também sobre conversas que tive com parceiros sobre esse assunto.
As dicas são as seguintes:
* A PRAIA - Como eu escrevi acima, a escolha da praia é muito importante, e ela deve ser escolhida junto com o local (espaço) onde será realizada a festa. Você pode optar por uma praia publica ou alguma praia particular (reservada) e se escolher pela primeira você terá que cuidar de alguns detalhes por conta própria já que a praia não terá infraestrutura e também não impede de ter outras pessoas (não convidadas) assistindo a cerimônia. O que não é legal tanto para você quanto para nós que registramos o evento e eles podem atrapalhar.
Assim que escolher a praia, é importante pedir autorização para a prefeitura. Para não ter nenhum problema em relação a fiscalização, ao que pode ser instalado no local, quanto tempo de antecedência os fornecedores e decoradores poderão chegar, volume do som e horário, entre outras coisas.
Alugar um gerador por precaução já que na falta de energia vai comprometer o som, iluminação e refrigeração das bebidas... e você perderá tempo de festa.
* LOCAL - Você poderá optar por um hotel, uma pousada, numa casa alugada, ou até um Camping. Há também condomínios que realizam casamentos, mas é preciso verificar com o espaço. Eu já fotografei casamentos na praia que a recepção foi em hotel, em restaurante em uma casa e todos foram lindos, ai depende da escolha de vocês e se combina com o estilo e sonho de vocês.
Aqui também está relacionado a infraestrutura da festa e é importante ver se há espaço para todos, e quando digo todos, é em relação aos convidados e também os fornecedores que estão trabalhando no seu evento. Cozinha para o buffet, espaço para decorar, banheiros, estacionamento ou se há espaço para os carros, SEGURANÇA, distancia entre a cerimonia e a festa, etc...
Imprevistos podem acontecer, então talvez você precise alugar tendas, uma boa cobertura para se prevenir do sol, e também das chuvas.
As tendas mais bonitas são as de coberturas transparentes e cristal para valorizar o ambiente e as fotos ficam mais bonitas.
Mantenha tudo numa distancia segura do mar.
E uma das coisas mais importantes "converse com o fotografo para te ajudar em como será montado a cerimonia". Nós temos a visão de como deixar o espaço para a cerimonia muito mais bonito. E eu digo em relação as fotografias, direção, posição do sol, da luz, do mar, dos convidados... Podemos ajudar em algo.
* HORÁRIO / CLIMA - - Para nós esse é um dos pontos que muitos casais pecam. É preciso tomar cuidado com o horáriojá que a iluminação é fundamental na fotografia. Então sem enrolação.
-Piores horarios: Não faça a cerimonia as 11 horas, nem meio dia ( a luz é péssima ), e nem muito no final da tarde, se a luz cair durante a cerimonia ou no final da cerimonia, não será possível fazer fotos do casal, ou com os padrinhos e madrinhas e o mar aparecendo, ou o cenário escolhido. Pense nisso.
-Melhores horários:
- Se for de manhã, então deve ser muito cedo. Ideal que a cerimonia comece entre 9:30 e 10 horas da manhã.
Podemos fotografar depois da cerimonia com uma luz legal e se estiverem dispostos no final da festa ou no final da tarde, é possivel fotografar novamente no por do sol e talvez criar fotos diferentes.
- Se for de tarde, é preciso ver com a estação e que horas o sol se poe. Ideal que a cerimonia comece sem atraso com duas horas antes do sol se por. Com toda certeza a luz será ótima para as fotos e para quem esta assistindo a cerimonia. Logo apos a cerimonia será possível fotografar com todo cenario da natureza escolhida.
A luz do final de tarde é a preferida dos fotógrafos. E por mais que o sol não apareça se o dia estiver um pouco nublado, podemos criar belíssimas imagens ao cair da noite como as que fizemos logo abaixo.
Escolha uma praia que você conheça, e que já tenha ido no mesmo mês ou estação em que vai se casar.
* CONVIDADOS - Vamos falar dos queridos amigos e familiares. Se eles não moram no litoral, provavelmente eles vem de longe. Será muito legal e importante vocês perguntarem se eles vão fazer bate e volta (ir e voltar no mesmo dia) ou se preferem ficar em alguma pousada ou hotel. Assim vocês podem ajuda-los indicando algum local próximo do evento.
Certifique sobre o horário da cerimonia e avise para que não cheguem atrasados.
Pense na lista de convidados. Você pode optar por um casamento tradicional ou um mini wedding. A diferença está no número de convidados. Mas o ideal é entre 60 a 120. Mas nada impede de você fazer para 30 ou 150 pessoas. Pense com carinho.
* Roupas Adequadas - Escolha roupas leves, confortáveis, roupas claras que combinem com o ambiente e clima. Evite roupas pretas ou tons muito escuros. Os tons claros tanto para homens quanto para mulheres sempre ficam bem.
* Cronograma do evento - Tenha um apenas por segurança. Assim você não ficará perdida com os detalhes e horários do que esta acontecendo. Você pode planejar a entrada da cerimonia como vai ser, de onde a noiva vem, criar expectativas para o noivo e convidados. organizar tudo antes para que no dia fique despreocupada e possa aproveitar a festa o máximo.
Uma assessora com experiencia, poderá ser de grande ajuda.
* SEJA ORIGINAL - Tente fazer tudo ao seu estilo. Pegue referencias na internet ou com as amigas e madrinhas. Mas tente não copiar. Faça a festa para seus convidados, mas principalmente para vocês dois. Tanto o local, quanto as músicas, a decoração, o cardápio, as roupas...
Peça ajuda dos fornecedores. Estamos trabalhando para que seu sonho aconteça.
Contratar profissionais responsáveis e experientes, é importante para deixar vocês tranquilos e focados em se divertir.
Detalhes importantes:
-Repelentes
-Óculos de sol
-Protetor solar
-Leques de madeira
-Mimos para convidados, chinelos de brinde, convites no estilo praiano...
-Cardápio, drinks e refrescos
-Acessibilidade
-Acessórios para cabelo, penteados e vestidos
Espero que você tenha gostado das dicas.
Caso você tenha algo a acrescentar, escreva nos comentários abaixo. Se for algo bem legal vou colocar aqui como Dicas Bônus.
Se quiser ver mais fotos de casamento e ensaios na praia entre no nosso blog ou portfólio.
Obrigado.
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